sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Projeto Interdisciplinar - Atividade Conversas Conectadas

AUTORES
Diego Soledade (Educação Física) E-mail: diegossol@ig.com.br
Fabiana Sana Aliardi (Letras) E-mail: fabialiardi@hotmail.com
Fernando Grassi (História) E-mail: fernandograssi@yahoo.com.br
Guaraci Vargas Greff (Informática) E-mail: guaragreff@gmail.com
Juliana Grübler Lopes (Pedagoga) E-mail: Juliana.grubler.web@hotmail.com

ANOS/DISCIPLINAS/CONTEÚDO
A aplicação deste projeto é voltada para os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental. Para maior clareza as disciplinas e conteúdos previstos estão dispostos no quadro a seguir:

DISCIPLINA CONTEÚDO
Educação Física Introdução aos Jogos e as regras
História As grandes navegações
Informática Introdução à programação WEB
Língua Portuguesa Interpretação e Escrita

ATIVIDADES - ETAPAS
1ª Etapa: Fazer com que os alunos compreendam a importância da leitura através da escolha do objeto de leitura.
2ª Etapa: Realizar a troca dos objetos de leitura entre os alunos.
3ª Etapa: Sugerir leituras com base nas preferências dos alunos de preferência que abordem as disciplinas de Educação Física, História, Informática, Língua Portuguesa, assim como criar um Blog para postagem e avaliação do projeto.
4ª Etapa: Lançar textos no Blog e propor uma Conversa Conectada baseando-se em um código de conduta proposto pelos professores na orientação da atividade.

CONVERSAS CONECTADAS
Nesta atividade serão propostas situações em que se possa realizar um levantamento das preferências de leitura e possibilidades de ampliar os horizontes de leitura dos alunos.
Material: Leituras diversas trazidas pelos alunos, computador, acesso a internet.
Sugerir que os alunos tragam de casa tipos de leitura de sua preferência com a finalidade de apresentar para seus colegas. Justificando suas escolhas.
Realizar uma análise dos diferentes tipos de textos, sugerindo que eles realizem a troca entre eles para realizarem novas leituras.
Dentre as preferências de leitura de cada aluno os professores selecionarão textos relacionados aos temas aderentes as suas áreas.
Os professores lançarão no Blog os textos com o objetivo de realizar uma atividade chamada “Conversa Conectada”.

PRODUTO FINAL
O resultado da conversa conectada nos dá a certeza da leitura e a consequente compreensão dos textos, dessa forma atingimos nosso objetivo principal que é o incentivo ao gosto pela leitura.

3 comentários:

  1. Fica a dica: Saber diferenciar compreensão de interpretação é o primeiro passo para simplificar a resolução de uma prova. Compreender o texto significa decodificar a redação e entender o que foi dito. Ou seja, consiste em assimilar o que está realmente escrito. Interpretar significa ir um pouco além e estabelecer conexões entre o texto e a realidade. Quer dizer, tirar conclusões tendo como base as ideias apresentadas pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Os comentários deste Blog são moderados, quando comentares algo de forma Anônima assine sua mensagem para que seja aprovada.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.